Copyright © Psiquiatria UFMG
Design by Dzignine
sábado, 6 de dezembro de 2014

Uso de bebidas alcoólicas afetando o desempenho acadêmico

Por Leandro Augusto Braga.

As bebidas alcoólicas são amplamente disponíveis no ambiente universitário, especialmente nas festas.  Nestas, são os jovens acadêmicos o principal público-alvo das campanhas publicitárias que incentivam o uso de álcool, com alusões deste como forma de pertencer ao seu grupo,
possuir liberdade, e, especialmente, entrar para a vida adulta - uma sensação de estar livre do controle da família.
O álcool é especialmente prejudicial quando vira um vício e na maioria das vezes vai cumprir critérios para dependência apenas na idade adulta - quando um modelo estabelecido de beber é alcançado. No entanto, o consumo excessivo, mesmo que não dependente (observado em grande parte dos universitários), aumenta o risco de danos relacionados com o álcool, tanto decorrentes da alteração comportamental que o mesmo provoca como também, possivelmente, altera o desempenho acadêmico – frequência nas aulas, notas nas atividades avaliativas e consequentemente atraso na formação. Dessa forma, um estudo transversal visou estabelecer uma relação entre o padrão do consumo de álcool pelos universitários e as consequências que o mesmo causa no seu desempenho acadêmico.

Conforme apresentado na tabela abaixo, o maior percentual de alunos não matriculados no período esperado foi observado nos grupos BD (consome mais de 5 doses numa ocasião) e HD (consomem como o BD porém mais de duas vezes por mês) , com 32,9 e 33,3%, respectivamente (p = 0,02, comparado ao ND (não bebem)).

Os bebedores pesados apresentaram cerca de cinco vezes mais risco de aulas perdidas, dor de estômago e estar bêbado em sala de aula e cerca de três vezes mais risco de lamentação por estar bêbado no dia anterior, variáveis que também constavam no questionário.
Prejuízos relacionados ao consumo de álcool também foram observados num estudo realizado em Boston (EUA), envolvendo jovens universitários entre 21-24 anos de idade. Nele descobriu-se que os estudantes apresentaram alterações de humor, déficit de atenção e tempo de reação do dia após um episódio de consumo de mais de 5 doses por ocasião (bebedores BD). O elevado consumo de álcool no ambiente universitário pode ser resultado de vários fatores já descritos na literatura, tais como contexto social; influência de amigos; disponibilidade em diversos locais; melhora do humor; redução do stress, bem como a liberdade de viver sozinho ou sem um familiar.

É amplamente reconhecido que o risco de dependência futura, e consequências negativas imediatas relacionadas com o álcool aumentam à medida que a frequência de intoxicação episódica (bebedores BD) cresce. Agora, mais prejuízos em decorrência do abuso de álcool puderam ser vistos nesse estudo e assim é preciso que os estudantes tenham amplo conhecimento dessas informações para que possam se conscientizar da importância de não utilizar bebidas alcoólicas de forma abusiva.

Referência: Nemer ASA, et al. Pattern of alcoholic beverage consumption and academic performance among college students. Revista de Psiquiatria Clínica. Rev Psiq Clín. 2013;40(2):65-70. [Link]

0 comentários:

Postar um comentário